5 Dicas para melhorar memória e raciocínio

Potencialize sua memória e raciocínio com estes cinco passos.

Ler, aprender, memorizar, divertir-se e ter hábitos saudáveis: o guia para uma memória e raciocínio eficientes.

Memória e raciocínio são duas características importantes do nosso cérebro: a primeira não funciona sem o segundo, e vice-versa. É importante sempre darmos atenção aos dois para que possamos avançar etapas em quase tudo que fazemos – dos estudos ao trabalho, da resolução de testes ao troco do supermercado, quase tudo passa pela memorização espacial/temporal e raciocínio lógico. Cada vez mais surgem métodos que contribuem para que possamos avançar em ambas as características, treinando o nosso cérebro e tomando algumas atitudes básicas – e é isto que a plataforma de cursos online com certificados, Ensino Nacional, traz neste texto: 5 dicas para melhorar a memória e raciocínio.

x-dicas-para-melhorar-memoria-e-raciocinio-20171215115246.jpg

1. Leitura: aliado poderoso
Ler nos faz aprender novas coisas e, com isso, fixar termos inéditos e estilos literários na nossa cabeça, estimulando a memória. Também contribui para que possamos ordenar o que está no livro – na ficção, precisamos usar do raciocínio para criar cenários e entender a trama, assim como conhecer o ponto que o autor quer passar. Em outros gêneros – o romance, a filosofia, conteúdos técnicos e o que mais você imaginar – a memória e o raciocínio trabalham a todo o momento. Desta forma, pode ler o que quiser sem preocupação: é um exercício e tanto para seu cérebro.

2. Aprenda novas habilidades
A união entre as duas características neurais é acentuada cada vez que você procura aprender uma coisa nova. Por exemplo: se você nunca tocou violão, precisará da memória para lembrar, aula após aula, as notas que precisa executar. Na sequência, vem o raciocínio, que te mostrará o caminho mais curto para aprender a sua música preferida. Se você quer dar um ‘up’ cognitivo, então procure aprender algo novo e divertido, pois quanto mais você gosta de algo, seu cérebro entende mais rápido.

3. Use técnicas de memorização
Outra maneira de exercitar ambos é memorizar as coisas mais importantes do seu cotidiano – o número de telefone dos seus pais ou do cônjuge, os dígitos do cartão de crédito e o aniversário de todos que preza. Estimule o cérebro, dia após dia, a entender que essas informações são importantes. Além da memória, que fica cada vez mais ativa, o raciocínio também faz sua parte: começa a criar conexões com as informações e deixa tudo mais fácil.

4. Utilize de jogos e brincadeiras
Você sabia que determinados jogos de videogame, principalmente aqueles que necessitam de raciocínio rápido e resolução de problemas, estão entre as melhores formas de exercitar seu cérebro? Não apenas os games de console, mas qualquer tipo de jogo que tenha algo a ser pensado, memorizado e executado te ajudará a maximizar a potência cognitiva que reside em você.

5. Tenha hábitos saudáveis
Dormir entre sete e nove horas diárias, ter um cardápio com alimentos frescos e saudáveis, além de praticar exercícios físicos ou esportes regularmente, são requisitos indispensáveis para quem quer ter uma memória e um raciocínio ainda mais potentes. Hábitos irregulares e que prejudiquem o corpo tem reflexo na mente – e isso é um grande desperdício de potencial. Hábitos saudáveis são combustíveis para nossa memória e raciocínio.