Já foi comprovado cientificamente que jogos de raciocínio podem ajudar consideravelmente no aprendizado de uma das disciplinas tidas por muitos como a mais difícil de todas: a matemática.
O aprendizado de matemática envolve aspectos como a lógica, o raciocínio, o conhecimento de fórmulas, números, sequências e outros fatores que lidam diretamente com o cérebro e com a forma a qual adquirimos conhecimento. Por isso, neste texto você irá conhecer 5 jogos de raciocínio que interferem diretamente para um bom aprendizado em matemática. Confira:
1 – Par ou ímpar
Uma das formas mais simples e básicas de se escolher uma questão “na sorte”. Cada um dos concorrentes escolhe se quer “par” ou “ímpar”. Os dois exibem uma quantidade aleatoriamente selecionada de dedos, os dedos de ambos são somados e o resultado favorece àquele que escolheu a categoria (par ou ímpar) que combinou com a soma dos dedos à mostra.
Por mais que brincar de par ou ímpar seja simples, você percebeu o quanto de conhecimento matemático ela envolve, especialmente em uma criança? Além da soma, simultaneamente a criança precisa dividir por 2 para saber se o número é par. Um estímulo direto ao conhecimento.
2 – Batalha naval
Cada um dos jogadores pega um tabuleiro e espalha suas embarcações livremente ao longo dos espaços numerados de A a J e de 1 a 10. Começa a batalha: cada jogador fala uma letra, um número e ataca uma embarcação inimiga.
Não, não é coincidência que a Batalha Naval aconteça em um plano cartesiano. Os eixos X e Y estão presentes neste jogo, ajudando no aprendizado de matemática já associado a uma noção de espaço, fundamental para uma série de atividades do dia a dia e para exercícios em complexas provas.
3 – Formando números com palitos
Uma quantidade X de palitos de fósforo formam um algarismo. Você precisa formar um outro algarismo usando apenas alguns destes palitos e movendo-os em um número limitado de vezes. Mais uma vez, um treino básico e autêntico de matemática: projetar ações espaciais de acordo com o tempo e a quantidade de tentativas disponíveis. Estimula noções de cálculo, espaço e planejamento a curto prazo, fundamental para crianças e jovens.
4 – Banco imobiliário e semelhantes
Há uma grande quantidade de jogos de tabuleiro que utilizam moedas fictícias próprias, tal como o Banco Imobiliário, entre outros. Nestes jogos de raciocínio, além de realizar constantes operações matemáticas mentalmente, o jogador também aprende noções de lógica, concorrência empresarial e até mesmo mercado, valendo-se dos princípios da oferta e da demanda. Simplesmente, um exercício completo para qualquer mente doida para aprender!
5 – Sudoku
O antigo jogo asiático presente em jornais e caderninhos de palavras cruzadas. No Sudoku você precisa completar o quadro de números com somas determinadas e sem repetir algarismos. Quanto mais difícil o jogo fica, mais cálculos mentais o jogador precisa fazer e mais ele treina suas aptidões em relação à matemática. Importantíssimo para quem quer aprender!
Acesse nosso site e conheça nossos cursos!
Talvez você também se interesse por: