5 Métodos simples para aprender matemática

Dificuldades em matemática? Trazemos 5 dicas para aprender de forma eficiente.

Aprenda matemática de maneira mais rápida com nossas dicas

Você é daquelas pessoas que encontra dificuldade quando vê números, sinais, operações, equações e tudo que envolve a matemática? Não se preocupe, você não está só: inúmeras pessoas relatam que sofrem com essa área de conhecimento! E muito se deve a um processo educativo falho que, ao invés de facilitar o caminho, deixou a situação mais obscura. Mas, como qualquer outro segmento do conhecimento, há maneiras práticas de aprender matemática. E é nesta linha que a Ensino Nacional, que oferece inúmeros cursos online com certificados, traz os 5 métodos simples para aprender matemática.

x-metodos-simples-para-aprender-matematica-20171215115246.jpg

1. Comece do começo
O primeiro passo é dominar a base: a aritmética. Ela quem traz os algarismos (números) e as operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão). Em pouco tempo você conseguirá aprender como fazer as contas de forma efetiva. Esqueça aquele seu professor que disse que você precisa decorar a tabuada: o raciocínio lógico é muito mais precioso neste ponto. Busque a forma mais rápida de fazer a conta. Um exemplo: você precisa multiplicar 13×23 – primeiro, multiplique a unidade (3×23=69) e depois a dezena (10×23=230). Em seguida, some os fatores (69+230=299). Nas outras operações é possível achar maneiras fáceis e simples de resolver os problemas – a internet possui diversos métodos.

2. Faça exercícios a todo momento
O segundo passo é tornar as contas parte da sua rotina. Um jeito divertido de, mesmo quando estiver na rua, exercitar o seu conhecimento é somar, subtrair ou multiplicar as placas de carros de forma mental. Se tiver uma pessoa ao seu lado, faça uma pequena competição para ver quem resolve primeiro (se precisar faça o uso do celular para conferir o resultado). Estamos rodeados o tempo por números e quanto mais praticarmos e fizermos exercícios – desde uma conta básica até operações mais complexas – conseguimos avançar no campo dos números.

3. Degrau por degrau: tenha todo conteúdo possível
A matemática é a arte da repetição – só que nada adiantará nada se você fizer sempre os mesmos exercícios, já conhecendo o resultado. Desta forma, não tenha receio de baixar livros e apostilas do Ensino Fundamental e Médio, pois alguns trazem exercícios e explicações sistemáticas que podem contribuir muito. Programas para computador e aplicativos para celular também ajudam você a sempre ter um material disponível – e, acredite, esse método pode ter tornar um especialista em números em pouco tempo.

4. Entenda a linguagem matemática
Para que serve um módulo? Qual a diferença entre geometria e trigonometria? Quem utiliza algo chamado mecânica de meios contínuos? A matemática tem uma linguagem própria e é importante saber qual o motivo das pessoas fazerem aquelas contas. Este passo é fundamental e de maneira nenhuma pode ser desprezada por quem quer aprender a matemática de maneira rápida. Entender porque e para que aquela conta ou equação é realizada ajuda a encontrar o resultado de maneira mais razoável. É claro que nem todo mundo precisa entender sobre a mecânica de meios contínuos, mas se chegar a esse ponto, você pode se orgulhar de que efetivamente aprendeu matemática.

5. Revisão
Nossa última dica é aquilo que você escutou na escola e escutará de qualquer pessoa que entende matemática: para aprender rápido como funcionam os números, é necessário revisar os erros com cuidado e atenção. Neste ramo do conhecimento, um raio pode cair quantas vezes forem possíveis no mesmo lugar se não houver uma revisão paciente. Aprender é também revisar.