Sete passos do que fazer (e não fazer) para gerir o seu tempo.
Veja como administrar seu tempo com sete dicas preciosas.
O mundo moderno exige cada vez mais tempo no dia a dia. Desta forma, gerir o nosso cotidiano é uma tarefa que requer cuidados e para isso precisamos aplicar algumas técnicas que visem entregar tudo dentro dos prazos, aprender sobre aquilo que queremos e ainda reservamos um tempinho para a nossa diversão – pois, como diz o ditado, ‘ninguém é de ferro’. Pensando nisso, a plataforma de educação Ensino Nacional, com cursos online com certificações, traz as 7 dicas para administrar melhor seu tempo.
1. Tenha uma agenda
Organização é tudo na gestão de tempo. E, para que não nos percamos nas diversas atividades rotineiras é preciso de algo que deixe tudo organizado, com anotações sobre a melhor maneira de proceder. Investir numa agenda ou em um programa de tarefas para o computador ou smartphone é a melhor maneira de administrar o seu tempo, visto que quando sabemos o que temos que executar, podemos listar por prioridades.
2. Use técnicas de gerenciamento
Já ouviu falar na técnica pomodoro? Ela consiste, basicamente, em dividir o tempo de trabalho com intervalos para descanso. A cada 25 minutos ativos, dê uma pausa de 5 minutos. No final de duas horas, tire uma folga mais longa, cerca de 15 minutos e volte a rotina anterior. Esse tipo de técnica contribui para a produtividade e ajuda a gerenciar o tempo. Outra dica: termine sempre o que estiver fazendo mesmo se ultrapassar os 25 minutos, pois levamos mais tempo para retomar atividades não concluídas.
3. Intercale dificuldades
Comece o dia com atividades mais brandas e, na sequência, conclua as mais difíceis. No final do dia, retorne para as tarefas fáceis ou automáticas, visto que você estará cansado e precisa de energia para resolver assuntos mais complexos. Assim, seu dia será muito mais produtivo e as horas de trabalho/estudo compensarão.
4. Não se distraia, principalmente nas redes sociais
Para quem quer gerir o tempo de maneira eficaz, deve se desprender do mundo das distrações. E isso inclui, principalmente, as redes sociais. Se possível, desconecte todos os aparelhos da internet quando não precisar utilizar da rede. Caso o estudo ou trabalho precisem de conexão, não abra nada (absolutamente nada) que não esteja relacionado a sua atividade. A distração é a principal vilã de uma gestão de tempo efetiva.
5. Seja organizado
Qual é seu ambiente de trabalho/estudo? Desorganização é uma perda de tempo tremenda. Organize seus documentos, relatórios e planilhas em pastas específicas no computador, e deixe seu local de atividades sempre organizado, sabendo onde está desde a caneta até o relatório que precisa ser analisado. Organização é sinônimo de administração efetiva de tempo.
6. Faça uma lista de tarefas no final do dia
Outro método comprovadamente eficaz e divulgado pelos ‘gurus’ da gestão de tempo é, ao final do dia, organizar as tarefas do dia posterior. Busque colocar as prioridades em primeiro plano e identifique o que deu certo na rotina que se passou. Isso permite que, logo pela manhã, você já tenha tudo organizado e comece a ser produtivo no momento que imergir na atividade.
7. Descanse e tenha lazer
Uma rotina feroz, sem tempo para nos alimentarmos de forma correta, praticarmos exercícios e desligarmos do mundo educacional e/ou corporativo faz com que nossa produtividade vá lá para baixo – e isso nos faz perder tempo. Por isso, reserve um dia da semana para fazer coisas que gosta – ler livros, ver filmes, passear com família e amigos. Recarregar as energias é a principal maneira de administrar, posteriormente, o seu tempo.
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