Um dos conteúdos oferecidos aos alunos no decorrer dos cursos livres de medicina alternativa é a aula de aromaterapia. Nesse módulo do curso, o aluno receberá embasamento teórico e prático sobre essa milenar terapia holística que usa o poder do aroma diante dos sentidos humanos para fins terapêuticos, com alto poder curativo e de alívio de condições crônicas como estresse, tensão e outros problemas de fundo emocional.
Mas o que é a aromaterapia?
O termo aromaterapia tem origem no idioma grego, em uma junção das palavras aromas (“odores agradáveis”) e therapeia (“terapia”), ou seja, significa terapia dos odores agradáveis. Como o nome sugere, a técnica é uma vertente da medicina alternativa e também uma filosofia de vida, que acredita no potencial curativo de um dos cinco sentidos humanos básicos – o olfato – uma vez que em contato com os cheiros agradáveis certos para cada necessidade.
Entre os sintomas e transtornos que podem ser tratados com aromaterapia estão o estresse, a tensão emocional, a ansiedade, insônia e outros distúrbios do sono, má digestão, gastrite, refluxo e outros problemas estomacais, dores musculares, tensionais e de cabeça. Existem muitas maneiras de se ministrar tratamentos aromaterápicos utilizando os mais diversos produtos, como óleos, essências, banhos especiais, cremes e, é claro, aromatizadores. Também existem algumas massagens típicas e específicas para complementar o tratamento e garantir seu sucesso.
Todos esses aspectos da aromaterapia serão abordados com profundidade e didática especial nas grades curriculares de nossos cursos. Os cursos que dispõe desse conteúdo em sua matriz curricular são os de Medicina Alternativa, de Terapia com Florais de Bach e o curso especial de Gestante.
Conteúdos que serão abordados na aula
A disciplina de aromaterapia abordará os principais aspectos dessa técnica, falando tanto no âmbito teórico quanto no âmbito prático. Entre os conteúdos ministrados, estarão os seguintes:
– O que é aromaterapia;
– Aspectos históricos, filosóficos e culturais da aromaterapia;
– Os três grandes ramos de atuação da aromaterapia;
– Como utilizar a aromaterapia na prática;
– Quais são os principais óleos a serem usados para aromaterapia, para que serve cada um deles e como funciona sua extração;
– A diferença entre óleos sintéticos e naturais, com suas vantagens e desvantagens;
– Precauções e dicas de segurança.
Se interessou? Conheça já os nossos cursos, e tenha aulas de aromaterapia e de muitos outros conteúdos que reforçam a ligação entre homem e natureza com potenciais curativos.
(Imagem de uma parte do curso interativo)
Ensino Nacional possui diversos cursos na área de Terapias Alternativas
O que você acha de:
Talvez você também se interesse por: