Como planejar seu horário de estudo?
Sempre que estamos colocando em prática qualquer plano antigo, os obstáculos surgem feito erva daninha pelo caminho. Com os estudos não seria diferente. Contudo, é importante salientar que o primeiro passo foi dado: você decidiu estudar, agora só falta uma organização. Pensando nisso, guiaremos você nesse caminho que, a princípio, parece difícil, mas que no final trará grandes resultados.
O que é preciso para estudar?
Além da vontade e da decisão, o estudo precisa de uma organização mínima, que fará toda a diferença nos momentos futuros. Primeiramente você precisa conhecer sua própria rotina e ter seus horários anotados. Uma planilha no Excel, por exemplo, pode ser muito útil para você encaixar melhor o estudo em seu dia a dia. Escaneando sua rotina, você descobrirá quantas horas disponíveis tem para aproveitar.
Depois de descobrir quanto tempo você tem na semana, chegou a hora de preenchê-lo com sua grade de estudos. Um cronograma precisa ser realista e realizável. Priorize as matérias em que você aparenta ter mais dificuldade, dando uma atenção maior a elas.
Dedicar a mesma quantidade de tempo para dois assuntos diferentes, sendo que um você domina mais e o outro menos é uma pedra no seu sapato e pode se mostrar desastroso. Retire minutos de um assunto e acrescente a outro, administrando melhor seus saberes e somando-os à sua disponibilidade de tempo.
Agora que tudo está organizado, chegou à hora do teste. A primeira semana pode se mostrar confusa, pois você terá que mudar radicalmente sua rotina. Entretanto, é ela que apontará as formas finais do seu cronograma de estudos, indicando reparos aqui ou ali.
É sempre bom ressaltar que o sono é de extrema importância para a absorção do conteúdo estudado. Cada organismo funciona de um jeito, por isso, alguns precisam de 8 horas diárias de sono enquanto outros só precisam de 4. O que não pode acontecer é a acumulação de afazeres, que pode gerar danos tanto para os seus estudos, que não serão assimilados como deveriam pelo seu cérebro, quanto para outras atividades, que serão prejudicadas pela sua falta de energia.
Os lazeres e diversões também não podem ser completamente abolidos. Se a sua mente não tiver um descanso, ela procurará descansar de qualquer maneira. Assim, a sua concentração ficará debilitada e, consequentemente, seu aprendizado também. Sua mente estará pedindo uma pausa na forma de divagações e distrações banais. Esse é o alerta do seu corpo avisando que você precisa de um descanso.
Chegou a hora de colocar em prática
Agora que você tem uma noção básica do que fazer na hora de planejar seus estudos, que tal colocar em prática tudo isso e atingir seu sonho de passar em um concurso público, em uma universidade ou qualquer outra meta que você tenha em mente?
Há vários sites que disponibilizam planilhas prontas de estudo, com horários, dias, turnos e matérias. Baixe uma e adapte-a a sua rotina, modificando o que achar necessário. Depois disso, mantenha uma regularidade, estudando sempre que possível, até nos pequenos intervalos. Feito isso, você estará a poucos passos do seu objetivo!
Talvez você também se interesse por: