Profissionais comunitários têm função fundamental dentro da saúde pública no Brasil
O Brasil é um país muito grande, com mais de 200 milhões de pessoas. Em comunidades carentes, ou até mesmo naquelas de uma classe média baixa, nem sempre há a instrução necessária para que as pessoas cuidem adequadamente de sua saúde e a de sua família. Por isso, é necessário que equipes de profissionais visitem suas casas e oferecem informações sobre saúde. Neste texto, que preparamos especialmente para você, será possível conhecer um pouco mais sobre o trabalho do agente comunitário de saúde.
Um profissional que está próximo a comunidade
O agente comunitário de saúde é indispensável, pois ele vai de casa em casa nas comunidades mais carentes para conversar com a população. Neste tipo de bairro, nem sempre as pessoas tomam o cuidado necessário com sua saúde, abrindo oportunidade para doenças tomarem conta. A falta de tempo para ir até a unidade básica de saúde e a falta de dinheiro para comparecer a um centro de saúde particular faz com que essas pessoas acabam ficando vulneráveis às doenças.
O que faz o agente comunitário de saúde?
Os agentes são divididos em equipes que farão diferentes coberturas nas comunidades das cidades e áreas rurais brasileiras. Estão coordenados pelo programa estratégia Saúde da Família, promovido pelo Ministério da Saúde, e atuam em todo o país. Eis que então os agentes comunitários de saúde visitam casa por casa e vão conversando com as pessoas da família sobre quando eles realizaram seus últimos exames de saúde, se tomam algum tipo de remédios ou se têm pessoas com doenças crônicas na família, entre muitas outras perguntas que são realizadas em um diálogo tranquilo e direto com a comunidade.
Eventualmente, o agente comunitário de saúde pode perceber que naquela família existe um problema mais sério, que exige uma resolução rápida, mas que os familiares podem não estar dando a correta atenção para aquela pessoa. Quando isso acontece, o agente comunitário de saúde se encarrega de realizar o encaminhamento daquela pessoa até o serviço correto de assistência à saúde na rede pública. Por mais que possa haver filas, o trabalho destes agentes comunitários ajuda a melhorar a saúde de muita gente em todo o Brasil.
Qual é a formação de um agente comunitário de saúde?
Para uma pessoa se tornar agente comunitária de saúde, ela não precisão de ensino superior em medicina, nem em enfermagem. Ela precisa realizar cursos na área da saúde comunitária e algumas capacitações junto aos órgãos responsáveis. Um curso online com certificado é uma boa forma de entrar neste mercado gastando pouco.
Cursos para você mudar de carreira
Se você está querendo mudar de carreira ou melhorar de vida, o primeiro passo é voltar a estudar. Faça um curso online com certificado na Ensino Nacional! São centenas de cursos sobre as mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a saúde comunitária, como mencionamos anteriormente.
Talvez você também se interesse por: