Atitude é tudo: o que fazer para sair da ‘bolha’ emocional e social.
Confira dicas para fugir, o quanto antes, da sua zona de conforto.
A zona de conforto é um tema complicado para inúmeras pessoas. Isto porque elas não conseguem enxergar as possibilidades que, um passo à frente, podem trazer a virada que esperam para suas vidas. É importante dizer que não há problema em estar na própria zona de conforto; mas, se quisermos avançar efetivamente nos estudos, trabalho e relacionamento com outras pessoas, precisamos conhecer coisas novas e deixar velhos hábitos, que nos travam, para trás. Se a sua intenção é sair da zona de conforto ou compreender se ainda está nela, a Ensino Nacional, plataforma de cursos online com certificações, traz um guia completo para você dar o primeiro passo para fora da sua ‘bolha’.
Faça uma autoavaliação
Onde residem seus medos? O que impede você de conhecer pessoas novas? Em que momento a sua vida estagnou? Faça essas perguntas para si mesmo e, mesmo que demore um pouco, ache uma resposta. A zona de conforto é exatamente o local em que não refletimos sobre nossas atitudes e hábitos, onde não há questionamentos sobre nossas atitudes. Pare de pensar nos outros – eles são o reflexo do seu comportamento, e não o contrário. Se possível, faça um exercício clássico: divida um papel de caderno em duas colunas. Na primeira, liste suas qualidades; na segunda, defeitos. Avalie o que está certo e errado, buscando aprimorar as virtudes e acabar com as deficiências.
Esteja aberto a ouvir o que os outros têm a dizer
Ninguém é detentor de todo o conhecimento. Ouvir mais e falar menos é um passo à frente para sair da sua zona de conforto. Quando você começa a conviver com opiniões diferentes, por mais que discorde da maioria, mostra que está disposto a quebrar as barreiras mentais que te impedem de fazer inúmeras coisas – como novas amizades ou até um relacionamento duradouro. Coloque-se sempre como espectador, nunca como protagonista. Ao longo do tempo, você verá uma mudança efetiva no seu comportamento e as possibilidades começarão a abrir as portas.
Mude os hábitos e a rotina
Ter hábitos e rotina é saudável e produtivo, desde que elas não sejam a única coisa que você experimenta no cotidiano. Se está preso nas mesmas atitudes de sempre – acordar, ir para o trabalho/estudos, almoçar, voltar as atividades, chegar em casa, assistir TV e dormir – isso é uma forte evidência que a sua zona de conforto reside aí. Por isso, não tenha medo do novo: faça caminhos alternativos aos convencionais quando sair de casa, inscreva-se em cursos e aulas de atividades que nunca pensou que faria, frequente bares e restaurantes novos, escute músicas de estilos variados – tudo ajudará a dar passos importantes para fora do mecaniscimo cotidiano moderno.
Seja autêntico
Nenhum método funcionará e você continuará na zona de conforto se não fizer tudo de maneira autêntica. Contato visual, postura correta, integridade e seriedade em todas as atitudes te tornam mais singular e nunca mais te levarão novamente para a zona de conforto. Principalmente, não fique preso ao que as pessoas irão pensar de você – todos têm muito mais preocupações do que julgar o seu comportamento e, em alguns casos, eles próprios estão nas suas zonas de conforto. Com esse guia prático, em pouco tempo, você sairá do casulo e será referência onde desejar, alcançando o sucesso.
Talvez você também se interesse por: