O currículo é uma das principais ferramentas para que os profissionais consigam aproveitar novas oportunidades de emprego. É como se fosse a vitrine da sua carreira e, por isso, ela precisa vender o profissional como um produto de muita qualidade, que pode agregar valor às empresas em que trabalha. Por isso, é importante que o seu currículo profissional esteja intacto.
No texto abaixo, você poderá conferir dicas para deixar o seu currículo mais atrativo, seja pelo ponto de vista do currículo em si, como também pela trajetória profissional. Ao todo, são cinco dicas que podem ajudar você a ir mais longe na carreira.
1 – Cuide da aparência gráfica do seu currículo
Antes mesmo de ler com atenção os detalhes presentes no currículo, os examinadores das empresas irão “passar o olho” pelo currículo, por cima. Por isso, é importante que o currículo tenha uma aparência impecável. Utilize fontes sóbrias, como Times, Arial, Helvetica e Calibri. Elas são o básico bem feito.
Use destaques em negrito quando necessário e disponha as informações de uma maneira lógica, colocando em evidências as partes interessantes do currículo e tentando rebaixar as que possam ter um efeito negativo. Atenção à diagramação: uma página é o suficiente para o seu currículo, e respeite alguns espaços em branco para dar respiro aos olhos.
2 – Faça cursos online com certificado
Cursos online com certificado são uma das melhores formas de enriquecer um currículo profissional. Eles evidenciam algumas características em relação à carreira do profissional: A primeira – ele é bem preparado para os desafios do mercado pois possui conhecimento técnico. A segunda – ele é dedicado, pois faz de tudo para aprender conhecimentos adicionais relacionados à sua área de atuação. A terceira – é um profissional responsável, pois conclui os cursos que faz e fará a mesma coisa em seu trabalho – será conclusivo!
3 – Estude assuntos adjacentes à sua área de atuação
Suponhamos que você seja um profissional da educação e sua especialidade é educação infantil. Além da especialidade que você já estudou, o seu currículo se torna muito mais atrativo se você também estudar uma área correlata à sua área de atuação como, por exemplo, a educação de deficientes. Isso torna o profissional muito mais versátil para um mercado que escolhe as pessoas pelo seu potencial de crescimento, além do conhecimento técnico.
4 – Não pare nunca
Um dos maiores méritos que um profissional pode ter ao longo de sua carreira é nunca parar de estudar. Coloque isso em seu currículo e mostre que você nunca irá se acomodar apenas com o que sabe, com o intuito de sempre querer aprender mais. Isso é um verdadeiro chamariz de empregos.
5 – Sempre que possível, use o seu próprio currículo
Quase todos os sites de emprego permitem que você insira os dados de seu currículo em um modelo pré-definido pela ferramenta. A nossa dica é que você, ainda assim, anexe o seu currículo em formato PDF para se candidatar a vagas. Isso mostra o capricho em realmente montar um currículo que tenha a sua cara.
Talvez você também se interesse por: