Se você está decidindo qual carreira seguir, e já se pegou pensando no curso de economia, certamente também já deve ter pensado no que um profissional dessa área faz. Afinal, são muitas as áreas em que um economista pode atuar, e também são diversos os trabalhos que ele pode desenvolver na prática.
Basicamente, o trabalho de um economista tem como base tudo àquilo que é produzido pela sociedade, bem como a forma como é distribuído e consumido. Se interessou pelo assunto? Então confira o texto especial que fizemos sobre como é a rotina de um economista e tire todas as suas dúvidas.
Como já citado anteriormente, um economista trabalha com as produções da sociedade de forma geral, ou seja, ele é responsável por compreender as mudanças da economia e do mercado de forma global, sempre criando uma relação entre essas mudanças e as atividades da área em específico na qual ele atua. A saúde financeira do negócio onde ele trabalha, seja uma indústria, órgão público ou comércio, é o seu maior objetivo.
Mas afinal, o que um economista faz?
As questões que estão de alguma forma relacionada ao patrimônio de empresas, instituições governamentais, ou até mesmo de pessoas, dizem respeito ao campo de atuação de um economista. É sua responsabilidade criar planejamentos de ampliação que tenham como objetivo preservar tais patrimônios.
Ele também é responsável por realizar análises e estudos de mercado para poder lidar com questões econômicas que sejam de escala nacional até internacional, visando tanto pequenas quanto grandes empresas.
Órgãos públicos, empresas privadas, e até mesmo o terceiro setor são áreas que necessitam dos serviços prestados por um economista. Ele também pode atuar em universidades ou institutos como pesquisador, ou seguir como autônomo, fazendo consultorias para seus clientes de maneira independente.
Além disso, o economista pode também atuar como uma espécie de orientador financeiro, apontando o melhor momento para que uma pessoa ou empresa possa realizar determinado investimento, com a certeza de um bom retorno. O economista também pode orientar a respeito dos tipos de investimentos existentes no mercado, bem como as fontes de fomento e as taxas de juros, por exemplo.
Portanto, para estar apto a dar tais instruções, o economista deve estar antenado no mercado e em suas constantes variações, tudo para elaborar cenários e perspectivas que condigam com a realidade atual. Feita essa análise, é hora de repassá-la ao cliente que, munido de informações corretas e precisas fornecidas por um profissional da área, saberá como agir perante o mercado.
As auditorias financeiras também são um dos excelentes campos de atuação para um profissional da área de economia. O processo de auditoria tem como objetivo garantir a qualidade de gestão da empresa, para isso, o economista age na análise de fluxo de caixa da empresa, trazendo à tona possíveis inconformidades ou anormalidades que possam surgir. É responsabilidade do economista prezar pela saúde financeira da empresa para qual está prestando serviço durante o processo de auditoria, apontando quais pontos devem ser melhorados e a partir de quais ações isso deve ser feito.
Talvez você também se interesse por: