Trabalhar é uma experiência cansativa. Afinal, todos os dias desempenhamos funções às vezes repetitivas, intensas e que forçam o nosso corpo até seus limites. O corpo se torna ainda mais desgastado se trabalhamos “da maneira errada”, ou seja, sem conforto, mal posicionados ou ainda com posturas que podem prejudicar partes de nosso corpo.
Neste texto você conhecerá um pouco mais sobre esta ciência que visa o bem estar, o conforto e a qualidade de vida dos trabalhadores. Saberá ainda onde e como estes conhecimentos podem ser aplicados com facilidade em nosso dia-a-dia. Apresentamos também um curso online com certificado na área que pode fazer a diferença para aumentar a qualidade do trabalho, o rendimento das atividades e a saúde dos profissionais.
O que é ergonomia?
A ergonomia é uma ciência que está associada ao design. Ela está voltada a estudar formas de os indivíduos desempenharem suas funções diárias com alto conforto, visando qualidade de vida, bem estar e, claro, bons rendimentos profissionais e econômicas. Para além do que diz respeito ao aproveitamento do trabalho dos indivíduos, a ergonomia busca também impedir e prevenir doenças como a DORT/LER (Doença do esforço repetitivo no trabalho), uma das doenças mais comuns em nossos tempos.
A ergonomia – ou experiências relacionadas a ela – estão presentes em nosso dia a dia em vários lugares. Ainda neste texto explicaremos como ela pode e é aplicada em nossas atividades profissionais e cotidianas.
Onde a ergonomia pode ser aplicada?
A ergonomia pode se apresentar de várias maneiras basicamente em todos os lugares. Um dos exemplos mais comuns é o desenho de cadeiras e mesas que é planejado para que o indivíduo possa se acomodar confortavelmente e assim desempenhar suas funções por um longo período de tempo com o mínimo desgaste físico possível e o mínimo prejuízo para seu corpo.
A ergonomia tenta compreender o conforto e o bom posicionamento de todas as partes do corpo em seus estudos, e é uma ciência que está em constante crescimento, evoluções e descobertas. Compreende também alguns exercícios que os profissionais precisam fazer em intervalos durante suas jornadas para diminuir o stress e o impacto das atividades em seus corpos.
O que é e como se apresenta a DORT/LER
A DORT/LER se apresenta em quatro fases, e normalmente, seus sintomas não são muito bem sentidos na fase inicial, mas se mostram implacáveis nas fases mais avançadas da doença. Esta doença designa, basicamente, danos e lesões causadas a determinadas partes do corpo por desempenhar atividades repetitivas por um longo tempo e com intensidades não sustentáveis para a integridade e saúde dos órgãos.
Estude sem sair de sua casa, pagando muito pouco
Para saber mais sobre esse curso e todos os seus conteúdos, acesse www.ensinonacional.com.br. São centenas de cursos em uma mesma plataforma que se tornam 100% acessíveis com apenas um único pagamento. Além disso, conte ainda com um certificado de até 420 horas para comprovar suas atividades e estude sem sair de casa, pois todos os conteúdos são online, permitindo acesso de casa ou qualquer lugar com internet, utilizando celulares, Tablets e PC’s.
Talvez você também se interesse por: